segunda-feira, 18 de maio de 2009

Oralidade e Escrita


Nestas duas últimas aulas, trabalhamos com o texto Oralidade e Escrita: perspectiva para o ensino da língua materna.Este texto fala sobre a atividade conversacionalNão sabia que conversar dava tanto trabalho assim.
KKKKKKKK
Aqui está um pequeno resumo do texto trabalhado.
Se não entenderem, deixem suas dúvidas no comentário que prometo tentar saná-las.
bjs.

FALA E ESCRITA

• Apesar dos inúmeros estudos sobre fala e escrita, estes temas ainda são muito desconhecidos por parte dos pesquisadores. Ainda há muito o que se estudar sobre eles.
• A questão não é falar certo ou errado e sim saber que forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas
• A língua falada foi considerada durante muito tempo, até meados da década de 60, como o lugar do “CAOS”.
• Entretanto, com o surgimento dos estudos do texto, o enfoque se deslocou para o processo deixando de fixar-se apenas no produto.


FATORES QUE COMPÕEM A CONVERSAÇÃO

• ASSUNTO à é um meio de estabelecimento e manutenção dos relacionamentos sociais;
• PAPÉIS à como participantes de situações sociais, somos requisitados a nos comportarmos de um modo particular em uma determinada situação e de modo diferente em outra;
• SITUAÇÃO à um encontro face a face. Os participantes precisam estar atentos às atividades verbais e não-verbais pois a situação em que se fala pode afetar a conversação;
• MODO DO DISCURSO à é determinado pelo propósito da interação e dele decorre um grau maior ou menor de formalidade;
• MEIO à corresponde ao canal de comunicação pelo qual a mensagem é transmitida oralmente.


NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO

• LOCAL à a conversação acontece através de turnos em que os interlocutores se alternam e desenvolvem suas falas um após o outro.
• GLOBAL à ocorre ao mesmo tempo que a organização local, a formulação textual necessita de cartas normas de organização, sobretudo no que diz respeito à condução do tópico discursivo

A elaboração de um texto escrito envolve um objetivo ou uma intenção do locutor.
O PARÁGRAFO é uma das medidas de construção do texto. É composto de um ou mais períodos e cada um deve relacionar-se a uma idéia importante.
Como existem diversidades de textos, temos também diversidades de parágrafos: narrativo, descritivo e a dissertativo.
Um parágrafo bem estruturado exige que apresente unidade, coerência, concisão e clareza
A COERENCIA é o princípio de interpretabilidade do texto, envolvendo fatores de ordem cognitiva, lingüística e interacional

Em uma conversa , constata-se a presença de quatro fatores básicos que são responsáveis pela sua organização. São eles:
Turno à é quando um interloctor está com a palavra. A conversação é uma sucessão de turnos;
Tópico à é o assunto sobre o qual está se falando; age como elemento estruturador da conversação;
Marcadores discursivos à servem para designar elementos verbais, não linguísticos e prosódicos que desempenham funções interacionais nas falas. Ex.: riso, olhar, claro, certo, viu?
Par adjacente à é um elemento básico da interação. Ocorre para organizar localmente a conversação.

1 comentários:

Prof. Ivan Amaro on sexta-feira, maio 22, 2009 disse...

Nossa!!! Tudo novo por aqui! Seu blog está um luxo só!!! Uauuuu!! Fantástico!

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