segunda-feira, 4 de maio de 2009

AVALIAÇÃO FORMATIVA


A avaliação formativa é a avaliação que dá aos alunos a possibilidade de se expressar e mostrar ao professor o que aprendeu com liberdade , respeitando o seu tempo.
Este professor tem então a posibilidade de registrar o crescimento deste aluno e de corrigir eventuais falhas.
Desta meneira o professor deixa de ser o transmissor do conhecimento e passa a ser o mediador.
Porém, este tipo de avaliação exige muito mais trabalho por parte do professor do que a avaliação tradicional, a somativa, por que este tem que conhecer o seu aluno e não apenas chamá-lo por um número.
O excessivo número de alunos, a falta de tempo, trabalhar em diversas escolas, a exigencia por resultados numéricos: essas são algumas das desculpas dadas pelos professores e equipe pedagógica para não utilizarem este tipo de avaliação. Mas, mesmo com todos esses problemas, ainda assim, dá para se fazer uma avaliação que não tenha o objetivo de rotular, classificar ou medir o aluno.

Professores, nossos alunos precisam de alguém que acredite neles, que elevem sua alto-estima e não de alguém que o classifique como incompetente, repetente, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios