A avaliação formativa é a avaliação que dá aos alunos a possibilidade de se expressar e mostrar ao professor o que aprendeu com liberdade , respeitando o seu tempo.
Este professor tem então a posibilidade de registrar o crescimento deste aluno e de corrigir eventuais falhas.
Desta meneira o professor deixa de ser o transmissor do conhecimento e passa a ser o mediador.
Porém, este tipo de avaliação exige muito mais trabalho por parte do professor do que a avaliação tradicional, a somativa, por que este tem que conhecer o seu aluno e não apenas chamá-lo por um número.
O excessivo número de alunos, a falta de tempo, trabalhar em diversas escolas, a exigencia por resultados numéricos: essas são algumas das desculpas dadas pelos professores e equipe pedagógica para não utilizarem este tipo de avaliação. Mas, mesmo com todos esses problemas, ainda assim, dá para se fazer uma avaliação que não tenha o objetivo de rotular, classificar ou medir o aluno.
Professores, nossos alunos precisam de alguém que acredite neles, que elevem sua alto-estima e não de alguém que o classifique como incompetente, repetente, etc.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário