domingo, 10 de maio de 2009

Atividades na alfabetização com diversos gêneros textuais



Esta nova postagem traz algumas atividades que podem ser desenvolvidas com a leitura de diversos gêneros textuais no início da alfabetização.

Atividade 1) O professor irá contar uma história para a turma e depois montar com os alunos a recontagem deste história, através da repetição (as crianças repetem e o professor vai orientando para ficar na ordem certa) ou através de uma dramatização, onde os alunos serão os personagens.
Com esta atividade estaremos desenvolvendo:
· Habilidades lingüísticas e cognitivas;
· Compreensão na leitura, e
· A interpretação
Atividade 2) Pedir aos alunos que tragam rótulos conhecidos por eles ou embalagens vazias de produtos. Cada aluno deverá apresentar o que trouxe. Depois o professor deve montar com as crianças um ou mais jogos da memória, dependendo do número de crianças e de material. Após ficar pronto, brincar com os alunos.
Habilidades desenvolvidas:
· Memorização
Atividade 3) Para esta atividade primeiro o professor deve cantar com as crianças uma música simples e de fácil memorização. Depois que os alunos estiverem bastante familiarizados com a música, trocar algumas letras, e cantá-la novamente.
Nesta atividade estaremos:
· Comparando o texto conhecido com o texto novo e a capacidade de percepção dos alunos.

Atividade 4) Jogo de rima. Nesta atividade o professor fala uma palavra e o aluno fala outra que rime com a falada. Pode também ser usado com música.
Habilidade desenvolvida:
· Perceber os tipos de diferentes sons através da rima
Atividade 5) Memorização de texto oralmente. Pequenas músicas, parlendas, versinhos de fácil memorização. Ler, cantar ou recitar com as crianças. Todos os dias, durante um período de tempo, fazer a releitura do texto. Escrever em tamanho grande e prender em algum lugar de fácil acesso das crianças. Depois, reescreva faltando algumas palavras, ou no lugar das palavras coloque o desenho e recite com os alunos, até que os pequenos o tenham decorado.
Ex.: O Sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
O _________ não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na ___________
Não lava o _____ porque não quer.
Nesta atividade podemos trabalhar a memorização e a leitura do texto no quadro ou no cartaz.
Atividade 6) O professor fala uma palavra e pede aos alunos para falarem outras que comecem com o som inicial da palavra falada, ou o som final, ou também que termimem com o som já falado.
Nsta atividade podemos trabalhar os sons de palavras conhecidas, a partir do som final, ou do inicial e identificar silabas iguais a partir dos sons.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios