sábado, 1 de agosto de 2009

Síntese do curso


Iniciamos o curso de TAELP I com um desafio: montar um blog.
Mas foi interessante.
Estudamos sobre avalição fomrativa, que é uma maneira de avaliarmos os nosos alunos a partir do desenvolvimento dele dentro da matéria. Então, a opção pelo blog, como uma forma de avaliar o nosso crescimento na disciplina.
Sobre gêneros textuais e tipologia textual, o mais desafiador foi escrever uma carta. Sabem a quanto tempo não escrevia uma carta? Não. Nem eu. Atualmente a maioria das pessoas se comunicam por telefone, emails, msn, mas não por cartas. Também pesquisamos sobre a diferença entre gênero e tipo textual. Hoje sei que a carta que escrevi é apenas um dos diversos gêneros em que um texto pode aparecer.
Nas outras aulas estudamos sobre como se dá a oralidade e a escrita. Algo tão complexo que utilizanos vários textos para entendê-las. Como escrevemos, o que e como cada um começa a escrever lá no início da alfabetização, como acontece o desenvolvimento da escrita, o que a escrita representa. Na fala, tentamos entender como acontece a conversação, o que precisamos utilizar e saber para que a conversa aconteça, e muitas outras coisas que presisamos entender para conseguirmos ajudar nossos alunos neste complexo início que é o da alfabetização.
As postagens anteriores trazem um pouco mais explicado este desenvolvimento. Vale conferir.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios