terça-feira, 28 de julho de 2009

A Construção do Conhecimento sobre a escrita


Este texto foi discutido na aula de TAELP e fala sobre como as crianças aprenden a ler e a escrever.
Nele vimos que é importante que a criança tenha desde cedo contato com seu próprio nome. E depois seu conhecimento de outras letras vai se ampliando com o passar do tempo e que a sala de aula tem que estimular a criança neste processo de construção do conhecimento da escrita.
O momento de ler e escrever é um grande conflito em que a criança passa neste processo de alfabetização. Até que ela se apriprie deste conhecimento muitos mais surgirão.
A prespectiva contrutivista tem-se dedicado a pôr em evidência as hipóteses das crianças durante esta construção.
Este processo pelo qual a criança passa apresenta uma série de características gerais que podem ser exemplificadas nestes quatro ítens abaixo:
1 - A criança constroi hipóteses, resolve problemas e elabora conceituaçãoes sobre o escrito;
2 - Essas hipóteses se desenvolvem quando a criança interage com o material escrito e com leitores e escritores;
3 - As hipóteses que as crianças desenvolvem constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais;
4 - O desenvolvimento de hipóteses ocorre por reconstruções de conjecimentos anteriores, dando lugar a novas construções;
Esses quatro ítens apresenta apenas características mínimas. Não significa que todas as crianças em fase de alfabetização tenha que estar cumprindo os quatro. Eles podem estar além ou abaixo destas, sem que isto venha a representar um problema.
Quando a criança acredita que o texto quer dizer alguma coisa, ou seja, quando passa a ter um significado linguistico, chamamos de intencionalidade comunicativa. Nesta fase eles já diferenciam o desenho da escrita.
As crianças em fase de alfabetização o que está escrito é o que elas acreditam que se pode representar por escrito, como os substantivos. Diferente do que se pode ler, que é uma interpretação feita a partir do que foi escrito. Inicialmente pensam que só podemos escrever nomes de objetos e de pessoas. Depois os verbos, artigos, preposições, etc.
A partir dos quatro anos a criança começa a mostrar um domínio da linguagem e também um conhecimento do que é um texto, então pode começar a reproduzir narrativas e poesias que escutam dos adultos. Isto quer dizer que ja apresentam uma representação da inguagem escrita, distinguindo a linguagem da conversa da linguagem escrita.
Na linguagem escrita, elas não dominam totalmente as estruturas de palavras, não entendem o motivo dos espaços em branco entre uma palavra e outra, e isto causa uma grande dificuldade em representar escrevendo o que está sendo dito. Este aprendizado só vai se dar na prática, e deve levar em consideração todo o processo de compreensão do conhecimento.

A tarefa de aprender a ler e a escrever é algo muito complexo para uma criança. Não se pode esperar e exigir que se dê em um curto período de tempo. É como se nós adultos estivéssemos aprendendo uma outra língua. Não é fácil. Exige tempo, dedicação, paciencia tanto da família como também dos professores que estão mediando esta conquista das crianças.

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